sexta-feira, 23 de novembro de 2012

shorts de couro

Aprenda a Usar: Saia, short e calça de couro;




E aí, belezas? Como vão vocês? Permitam que eu me apresente, meu nome é Tamy sou designer e eu tenho um blog onde mostro meus looks e falo um pouquinho sobre moda, ele se chama De Repente Tamy. A convite da Kah, a partir de agora darei algumas dicas de estilo para complementar as lindas makes que vocês aprendem aqui no blog, afinal não adianta estar maquiada, com um cabelo incrível e um look #fail, não é?
Para inaugurar minha participação por aqui, vou falar um pouquinho sobre saias, calças e shorts em couro, como usá-los e como cuidar direitinho das peças para prolongar a sua vida útil.

Breve história e tipos de couro

Muita gente pensa que usar couro é coisa de roqueiro modernino, mas a história conta que os egípcios já utilizavam o material com essa finalidade cerca de 3 mil anos A.C., também os gregos, os chineses e os índios norte-americanos conheciam a arte de curtir couro. Aliás, você sabia que os pergaminhos, usados para escrita na Idade Antiga, eram feitos com pele de ovelha, cabra e até bezerro?
Antes limitado aos motoqueiros e à galera do rock, o couro se popularizou e ganhou alternativas para quem se preocupa com seu impacto ambiental. Você sabe a diferença entre couro normal, ecológico e sintético?
  • Couro comum – obtido a partir de pele de animais, em especial bovinos. Seu processo de curtimento é prejudicial ao meio ambiente pois utiliza metais pesados.
  • Couro ecológico – também é feito de pele de animais, principalmente bovinos, mas utiliza materiais alternativos para o curtimento. Custa mais caro que o couro tradicional.
  • Couro sintético – só tem “couro” no nome, pois na realidade é feito de PVC (um derivado do petróleo) e só pode ser considerado “ecológico” se for feito de PVC reciclado.
Agora que já falei um pouquinho sobre o material, que tal nos inspirarmos em alguns looks?

Cordei, cadê look?


Saias de couro:  a aposta da estação é mini, a saia lápis e a evasê. A minissaia de couro (foto 3) tem um apelo rocker e fica bem com botas e coturnos, mas também funciona com scarpin ou sapatilhas. A saia lápis (foto 2) exala poder e clama por um salto alto, para um look ainda mais glamouroso você pode optar por um scarpin cap toe.
As evasês (foto 1 – evasê plissado) são modelos românticos e democráticos, funcionam bem em quadris largos ou estreitos e podem ser combinados com sapatos com ou sem salto.
Para arrasar no inverno, experimente combinar sua saia de couro com uma meia-calça e complemente o visual usando camisa ou t-shirt com blazer ou jaqueta.
Atenção ao equilíbrio das proporções: procure combinar a mini e a saia lápis com blusas ou casacos volumosos, pois o couro é um material com apelo sexy.
Fotos: 01. Evasê plissada da Annabelle  02. Saia lápis da Andy  03. Eu (Tamy) de minissaia


Calças de couro: as mais comuns e fáceis de encontrar são as skinny (coladinhas na perna). Elas aparecem com várias opções de cores e texturas, podendo ser combinadas com ankle boots, scarpins, sandálias e até coturnos. Tudo depende do visual que você quer. Estas calças podem ser perigosas pois criam volumes indesejáveis. Se você quer apostar em uma neste inverno, a dica é optar pelos modelos em couro sintético, pois eles costumam ter elastano e vestem melhor as curvas da mulher brasileira. Falando em curvas, se a calça ressaltar o quadril largo, basta usar uma camisa compridinha, um blazer ou um casaco 7/8 que equilibre o visual.
Fotos: 1. Ester com look casual  2. Visual rocker de Angela  3. Despojado-arrumadinho da Laura
Short de couro: confortáveis e femininos, os shorts podem ser combinados com diferentes tipos de calçados, desde o salto até o slipper. Você pode criar ótimos looks com seu short usando tricôs, camisas e até camisetas. Para deixar o look mais interessante, procure incluir uma “terceira peça” que pode ser um colete, um maxicolar, um blazer ou um cachecol. Mais uma vez vale o alerta do equilíbrio :)

Como cuidar?

Agora que você já aprendeu algumas formas de usar couro nesse inverno, que tal aprender a conservar sua peça para que ela continue linda por muitos e muitos invernos? As dicas são simples e podem prolongar a vida útil das roupas em couro, fazendo seu investimento valer a pena!
Cuidados com couro legítimo:
  • Guardar em local fresco e arejado, longe de roupas claras pois ele pode manchar outras peças;
  • Lave apenas com profissionais especializados;
  • Não exponha ao sol;
  • Para passar, coloque uma fronha ou outro tecido por cima e use uma temperatura moderada;
  • Passe vaselina líquida 1 a 2 vezes ao ano com um algodão levemente umedecido, principalmente nas áreas ressecadas.
Cuidados com couro sintético:
  • Só utilize um pano umedecido com água para fazer a limpeza. Produtos químicos podem estragar o couro sintético;
  • Superfícies lisas não devem ficar encostadas pois podem colar ou manchar;
  • Evite contato com o suor, pois ele pode enrijecer o material e fazer com que ele descasque;
  • Para passar, coloque uma fronha ou outro tecido por cima e use uma temperatura moderada.

Então é isso, espero que o post possa ajudá-las na hora de montar os looks e que todas arrasem no inverno que está chegando! Quem tiver dúvidas sobre peças em couro ou sugestões para o próximo post, basta deixar comentário ok?
Por hoje é só pessoal!
Beijos, Clara ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário